Quem Somos


HISTÓRICO DA ESCOLA

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMNETAL MANOEL BALBINO DA SILVA



A E.E.I.F.Manoel Balbino da Silva localizada à Rua Pedro Cruz Sampaio s/nº CEP63. 020-970 no Sítio Carité, município de Juazeiro do Norte-Ce, CNPJ nº031447842/ 0001-69; telefone (88)35112557. Foi criada pelo Decreto Lei nº 385 de 21 de Setembro de 1979, na administração do então Prefeito Municipal Ailton Gomes de Alencar, Censo Escolar nº23165227 A mesma denominava-se Escola de 1º Grau Presidente Costa e Silva, tem sua data de fundação em 22 de Julho de 1969,tendo recebido este nome em homenagem ao presidente em exercício na época.
Na administração do prefeito Carlos Alberto da Cruz com a promulgação do Decreto Lei nº2. 696 de 28 de agosto de 2002 que trata da mudança de denominação de próprios da municipalidade, a unidade escolar passou a denominar-se E.E.F. Manoel Balbino da Silva Em homenagem ao Senhor , Manoel Balbino da Silva, nascido em palmeiras dos Índios aos 24 de janeiro de 1905, aos nove meses de nascido chegou com seus pais: Balbino Macário e Maria Madalena Balbino, para fixar residência em Juazeiro do Norte – CE, que ainda com Santo Padre Cícero tomando de conta.
Seus pais muito pobres foram morar no caminho do Horto onde conheceram a família Bezerra de Menezes, que ate hoje Manoel é considerado como um dos seus irmãos mais velho. Cresceu junto a todos os filhos do Sr. José Bezerra onde se casou primeira vez com a jovem Maria Gonçalves, constituiu uma família de quatro filhos, Antonio Gonçalves – dentista – Joaquim - Oficial da Marinha do Brasil, Lídia – Pedagoga, Celma também pedagoga, todos bem sucedidos.
Com o decorrer dos tempos Manoel Balbino que era agricultor o qual na sua profissão árdua foi bem sucedido casou-se pela segunda vez com Carlinha Costa lima tendo a sua segunda família. Chegando a formar seus filhos do segundo casamento em: Adauto – médico – José – Fisioterapeuta – Humberto também formado e as suas filhas mulheres todas graduadas. Foi um cidadão bem conceituado, em Juazeiro, junto à família Bezerra, que o amou muito. Até hoje tem grande respeito por Manoel Balbino da Silva que viveu sua vida toda junto à família Bezerra.
Faleceu em 24 de abril de 1983. Juazeiro todo Chorou sua morte, pelo grande homem que ele foi. Com a sua morte o coronel Adauto e Humberto, homenageou colocando o nome dele no açude Manoel Balbino, que era nas suas terras, onde viveu sua vida. Hoje escolas e ruas recebem o seu nome. O mesmo não teve interligação com a educação.


O terreno para construção da escola com área de 223,60m² foi doado por José Lopes de Moura, tendo sua certidão de doação expedida em 20 de janeiro de 1969 na gestão de José Mauro Castelo Branco Sampaio.
A E.E.I.F.Manoel Balbino da Silva tem a sua frente à Diretora Luciana Barbosa de Oliveira e uma equipe de docentes e funcionários que prima pela ética, compromisso e responsabilidade no trabalho; a escola tem em seu quadro funcional 07 Professores e 08 Funcionários. Atualmente conta com uma matricula de 120 alunos distribuídos em 05 salas de aula, formado um total de 08 turmas, atuando nos turnos matutinos e vespertinos funcionando com o Ensino infantil, II, III, IV e V, e duas salas do Ensino fundamental 1º e ano. 2º pela manhã e 3º, 4º e 5° Ano no turno vespertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário